Google – Compartilhar arquivos grandes por e-mail

Olá.

Hoje eu vou escrever sobre como utilizar o Google Drive para compartilhar arquivos grandes por e-mail. Meu objetivo, é disseminar a cultura do compartilhamento em substituição a cópia anexada. A justificativa para este método é o conceito de distribuição de conteúdo a partir de um único ponto de manutenção, evitando reenvios e permitindo a edição compartilhada, mesmo com pessoas que não utilizam uma conta do Google.

É importante conhecermos o sistema de controle de acesso oferecido no Drive, e entender como ele funciona, mas esses detalhes eu vou colocar em outro Artigo.

Por enquanto, vou descrever os passos para resolver o problema do envio de anexos muito grandes.

1 – Faça login em sua conta do google e abra o Drive.

2 – Crie uma pasta para o arquivo ou arquivos que você quer compartilhar. Esse método permite que você compartilhe não apenas 1 único arquivo grande, mas quantos você desejar. É possível compartilhar arquivos individualmente, apenas alguns ou a pasta inteira. Envie seus arquivos para dentro da pasta criada.

3 – Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo que você enviou e selecione a opção compartilhar

Informe o endereço de e-mail das pessoas com quem você quer compartilhar o arquivo, incluindo um “;” (ponto e vírgula ao final de cada endereço que você incluir).

4 – Altere o tipo de permissão a ser concedido para todos os endereços informados.

5 – Clique em “avançado” e depois em “alterar” nas opções de quem pode acessar.

6 – Selecione a opção “Ativado: qualquer pessoa com o link”

Caso queira escrever algum texto explicativo sobre o que trata o conteúdo compartilhado, utilize o campo “adicionar um comentário” e clique em enviar.

Entre as vantagens desse método de compartilhamento, está a possibilidade de você poder atualizar o conteúdo do arquivo original, e todos que tiverem acesso visualizarão as alterações em tempo real, podendo incluir comentários e fazer sugestões de alteração que podem ser aprovadas e aplicadas ou recusadas e descartadas.

Dica: Lembre-se de pedir para os destinatários incluir o seu e-mail na lista de contatos. Isso ajuda a impedir que o seu e-mail seja classificado como SPAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.