Acertar a mão nas pesquisas do Google

Olá.

Você já deve ter ouvido falar que as palavras tem muito poder.

A internet é uma rede de redes. Um emaranhado sem fim de computadores e objetos inteligentes trocando dados entre si e gerando uma quantidade de informações absurdamente grande. Dentro desse contexto, encontrar algo que se procura pode ser um desafio de proporções épicas caso não houvesse um meio de organizar, indexar e padronizar as informações para que sejam encontradas.

No nosso tempo, a ferramenta que melhor cumpre esse papel é o Google, e para Acertar a mão nas pesquisas do Google é necessário ir um pouco além da tela inicial. Uma ferramenta aparentemente simples, que nos permite encontrar praticamente tudo o que procuramos com apenas algumas palavras. O que muita gente não sabe, é que existem formaspara melhorar ainda mais aquilo que já é bom.

O índice do Google não possui data de validade, e como ele mede a quantidade de acesso nos sites além da frequência com que são atualizados, você pode se deparar com conteúdos antigos, que apesar de válidos para o contexto em que foram criados, não aplicam ao que você procura.

Por isso, o Google permite que você incremente sua pesquisa, aplicando filtros de data, localização (país), idioma e se o que você informou como palavras a serem buscadas devem retornar resultados para qualquer uma das palavras, ou se deve considerar a expressão que você digitou como algo único.

Também é possível segmentar os resultados por tipo, por exemplo, Imagens, Vídeos, Notícias, Livros, Mapas, Voos e Finanças.

As vezes, gastando mais tempo avaliando os resultados da pesquisa para decidir o que deve ser considerado em sua análise e só então explorar o conteúdo atrás do que você precisa. Com o incremento dos filtros, podemos afinar nossa pesquisa e reduzir o tempo de busca aumentando a possibilidade de acerto.

Para ter acesso a esses recursos, o primeiro passo é realizar a sua pesquisa através da tela inicial do Google.

Ao clicar em “Pesquisa Google” ou pressionar “Enter” após digitar o que se quer encontrar, o Google exibirá uma quantidade enorme de sites organizados por anúncios que são pagos e o conteúdo orgânico, que corresponde ao índice público organizado por palavras chave. Perceba a quantidade de resultados retornados quando você não incrementa os filtros para a sua pesquisa.

Vamos aplicar um filtro simples. Clicando em “Ferramentas” o Google irá exibir as opções disponíveis. Vou pedir para exibir apenas o conteúdo publicado de 1 ano atrás até hoje. Repare na quantidade de resultados exibidos.

Agora, vou aplicar mais alguns filtros para que a pesquisa retorne apenas o conteúdo público no Brasil e em língua portuguesa e considerando a expressão toda ao invés de separadamente.

Impressionante não é mesmo?

Uma observação é importante neste ponto. As opções disponíveis no menu ferramentas não permitem acumular filtros. Ele aplica apenas 1 por vez. para utilizar mais de 1 filtro combinado é necessário utilizar a “Pesquisa Avançada” disponível através do menu “Configurações”.

Faça testes, aprenda, usufrua das ferramentas que estão disponíveis. Você pode se surpreender com o quanto será mais produtivo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *